Uma História de Talento

Esta história começou para 37 jornalistas no dia 7 de fevereiro de 2011 e não tem previsão de acabar!
Uma "História Viva" que se construiu a cada dia, sempre vai deixar saudade e reuniu num mesmo endereço da rua Pedro Ivo, no centro de Curitiba, o eco de sotaques vindos do interior do Estado, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Estes são os Talentos Jornalismo GRPCOM 2011


domingo, 20 de março de 2011

O que dizem os consultores para os trainees

O que dizem os consultores para os trainees

DE 
RIO — Falta de humildade, arrogância e desvalorização dos profissionais que estão há mais tempo na empresa são características dos trainees que podem atrapalhar o caminho a ser trilhado dentro das organizações. Na opinião de Renata Damásio Magliocca, consultora da Cia de Talentos, o trainee apostou bastante suas fichas para conseguir entrar para o programa, confia no seu taco e chega na empresa achando que vai receber muito ''sim'' pelo caminho, o que não é verdade: — Grande parte desses jovens da geração Y não têm respeito à hierarquia e à bagagem de profissionais que estão há mais tempo na empresa. Além disso, apresentam uma postura de não resistir às frustrações. 

Ao mesmo tempo em que acreditam que têm potencial e que todos devem dar ouvidos a seus projetos, têm dificuldades de escutar, diz Renata:— Diante do primeiro não, se sentem abalados, se desestruturam. Isso acaba gerando uma sensação de arrogância.

Para Rafael Meneses, sócio-gerente da filial da consultoria Asap no Rio, a humildade e o respeito ao colega de trabalho é imprescindível. Como ex-trainee, o profissional pode se deparar com diferentes situações em que uma pessoa com diversos anos de experiência pode ser seu subordinado ou seu gestor. Também vai atuar com pessoas que entraram na empresa por outros meios, sem participar deste tipo de programa, e que também almejam posições de gestão. 

— Com isso, ele terá que ter maturidade para lidar com todos os níveis hierárquicos.— Sou da opinião de que o trainee tem que ser freado e não empurrado. Precisa ser orientado para não ir com tanta sede ao pote e aprender a escolher o melhor caminho — completa Renata. 

Confira abaixo os conselhos dos consultores:
— Esqueça aquela postura de que sabe tudo e que por isso foi contratado. Aproveite ao máximo o treinamento que tem à sua disposição para estudar. Esteja aberto ao aprendizado que será proporcionado com diferentes pessoas e áreas.
Ouça o que os executivos mais antigos da empresa têm a ensinar e procure entender quais características são comuns entre os líderes de sucesso daquela empresa. Assim, poderá ser mais fácil nortear sua trajetória desenvolvendo habilidades específicas;
Mantenha um alto potencial de comunicação. Vale ter contato com diversas áreas, procurando ‘sugar’ de cada uma determinados conhecimentos;
— Encare os desafios e mostre-se disposto a vestir a camisa da empresa .
Seja paciente e construa você mesmo as oportunidades de crescimento. As empresas com modelo de gestão moderno têm a premissa “Primeiro quem, depois o quê”.
Seja um agente transformador e apresente resultados. Assim, a empresa não vai querer perdê-lo para o mercado.
— Não deixe de ser humilde e saiba os momentos certos de pisar no acelerador. O equilíbrio entre autoconfiança versus humildade é infalível .

Nenhum comentário:

Postar um comentário