Com a palavra, Maria Sandra Teixeira Gonçalves - Diretora de Redação da Gazeta do Povo e nossa professora em "Reflexão sobre Jornalismo".
Aos jovens talentos
Dentre os imensos desafios profissionais que me couberam neste início de ano, as aulas do Talento Jornalismo 2011 foram dos mais gratificantes. A proposta era apresentar, sem soluções prontas ou programa de conteúdo muito fixo, um conjunto de dilemas ligados ao cotidiano da prática jornalística. E se a turma fosse tímida ou desinteressada? Operação de grande risco. Para grande alegria, as piores previsões não passaram disso. De previsões. A realidade foi bem mais animadora. Já no primeiro dia foi possível notar que as discussões renderiam muito e que, felizmente, estava reunido naquela sala um grupo de jovens jornalistas que honravam o nome do programa do qual participavam. Um grupo ávido por trocar ideias, disposto a derrubar mitos e pronto para reconstruir conceitos. Isso não tornava minha missão mais simples. Ao contrário, era preciso ainda mais preparo para lidar com uma turma tão atenta e interessada.
Alguns me chamaram de professora. Ao longo das vinte horas que passamos juntos, nunca me senti assim. Primeiro porque não sou mesmo e porque seria covardia tentar sê-lo em um programa que incluiu uma constelação de mestres daqui e de longe. Em segundo lugar, porque o objetivo foi sempre falar, ouvir e refletir com os jovens colegas. Feitas as contas, os professores foram vocês. Em doses homeopáticas de duas horas, fui conhecendo a turma e não houve um só dia em que eu tivesse descido as escadas e voltado para a redação do mesmo modo como havia saído. A cada encontro, visões partilhadas e admiração crescente pela batalha de todos e de cada um. Ao fim da jornada, minha gratidão pelo apoio nesse processo tão importante e preparado com tanto carinho – obrigada, Janine; obrigada, Marisa-- para que tenhamos nas redações profissionais cada vez mais conscientes do papel do jornalismo. Profissionais motivados e apaixonados pela comunicação, mas também preparados para os desafios que surgem todos os dias.
A cada um dos participantes do Talento Jornalismo 2011 meu agradecimento pela disponibilidade, pela acolhida, pelo interesse. O tempo de semear nunca termina. Mas a hora agora é de ir à luta. Fico na torcida para que cada um encontre o caminho mais adequado para o seu talento. Em 2012, a jornada recomeça e, no papel de veteranos, vocês ajudarão a partilhar o conhecimento e a manter girando a maravilhosa engrenagem da comunicação.
Que legal!!!
ResponderExcluirParabéns, dupla, o blog tá ótimo!
brigada, elisa!
ResponderExcluiramamos seu comentário de ontem no perfil da mari!
bjs e boa noite
Querida Sandra!
ResponderExcluirQ linda mensagem. Nós é que temos que agradecer pela disponibilidade e acolhida que recebemos tanto nas aulas quanto no facebook, afinal você foi desde o início nossa amiga virtual também. Suas aulas nos mostraram que é possível fazer um jornalismo comprometido com o desenvolvimento da sociedade, que faça a diferença, que faça a sua parte. Beijos e obrigada por tudo!
Parabéns, turma! Essa amizade que nasce agora entre nós é uma das melhores conquistas do Talento. Estou na torcida para sermos colegas em breve. Valeu, Sandra!
ResponderExcluirMarisa
Está me dando uma nostalgia precoce do curso... Sei que ainda falta uma semana para o fim das atividades, mas já sinto saudade de você, Sandra, que escreveu uma mensagem tão bonita para nós, e de todos os nossos amigos-talentos e professores-talentos. Espero que amizade firmada durante o curso permaneça sempre e que todos possamos ser colegas como disse a querida Marisa. Faço minhas as palavras de Aline e agradeço por tudo também!
ResponderExcluir